Normas e regulamentos para apresentação de trabalhos "Temas Livres"

1. REGULAMENTO GERAL

a) Data limite para recebimento dos trabalhos pela Organização do Congresso: 15 de agosto de 2018

b) Os trabalhos científicos deverão ser enviados exclusivamente através do menu “Trabalhos Científicos” na área restrita, no site do evento. Não serão aceitos trabalhos enviados por fax, correio, e-mail ou qualquer outro meio.

c) Para gerar o formulário de envio do trabalho é necessário que o autor principal (aquele que enviará o trabalho) preencha o cadastro de sua inscrição no Congresso e crie um login (e-mail válido) para iniciar o processo. Este e-mail será o canal de comunicação entre o autor principal e a secretaria executiva do Congresso.

d) O resumo deverá ser inserido e enviado no formulário que está formatado em arquivo PDF editável. O autor principal deverá clicar no botão abaixo para fazer o download do formulário e acessá-lo.

Após feito o download do formulário em seu computador, o autor principal deverá salvá-lo com o título do trabalho. Após salvo o formulário, deverá inserir nele o resumo do seu trabalho, observando as especificações do item 2 seguinte. Após salvo, deverá clicar no menu “Trabalhos Científicos” em sua área restrita, “incluir trabalho”, preencher os campos solicitados, anexando o formulário que se encontra salvo em seu computador no campo para upload do resumo. Ao final, clique no botão ENVIAR.

e) A avaliação do trabalho somente será realizada observando-se os itens:

  • Inscrição no Congresso pelo autor principal;
  • Trabalho de acordo com as regras descritas no item 2 seguinte, e em formulário próprio a ser baixado conforme instruções das alíneas “c” e “d” acima.

f) Após avaliação do trabalho, a coordenação informará ao autor principal a sua aceitação ou não.

g) Será emitido um certificado eletrônico por trabalho apresentado e aceito, o qual estará disponível na área restrita do autor principal que submeteu o trabalho, constando o nome de todos os coautores daquele trabalho.

h) Serão aceitos 03 (três) trabalhos por autor principal. Aqueles que já tiverem alcançado este número poderão participar somente como coautores em outros trabalhos.

i) Cada trabalho poderá ter no máximo 8 autores (1 autor principal e 7 coautores). Insira os nomes do autores na ordem desejada. Esta ordem não poderá ser alterada após a submissão do trabalho;

j) No trabalho, pelo menos 1 autor em cada 3 deverá estar inscrito no Congresso e pagar sua inscrição.

k) Nos trabalhos (PDFs editáveis com os resumos) não deverá constar nenhuma informação que identifique os autores do trabalho. Os dados dos autores e coautores deverão constar somente no sistema de envio dos trabalhos.

l) Serão consideradas apenas as mensagens trocadas entre a organização do Congresso e o autor principal (aquele que submeteu o trabalho).

m) Os trabalhos serão classificados em Vídeos, Apresentação Oral e Pôster Eletrônico

n) Os 3 melhores trabalhos receberão os prêmios relacionados abaixo e terão sua apresentação oral.

PRÊMIOS
Temas Livres – Apresentação Oral
1º colocado: 1 inscrição no Congresso Brasileiro de Cirurgia 2019 – Brasilia – DF
2º colocado: livros
3º colocado: livros
Temas Livres – Apresentação de Vídeos
1º colocado: 1 inscrição no Congresso Brasileiro de Cirurgia 2019 – Brasilia – DF
2º colocado: livros
3º colocado: livros
Temas Livres – Apresentação em Poster Eletrônico
1º colocado: livros
2º colocado: livros
3º colocado: livros
o) Os melhores trabalhos de cada categoria poderão ser selecionados para apresentação de destaque em sessões de trabalhos selecionados.
p) A partir deste ano, o CBC decidiu publicar os anais (trabalhos aprovados) dos congressos regionais como Suplemento Especial da revista de Relatos de Casos Cirúrgicos.

2. INSTRUÇÕES PARA CONFECÇÃO DO RESUMO

a) Ao cadastrar o trabalho o autor deverá classificar o mesmo de acordo com os seguintes eixos:

  • Cirurgia de cabeça e pescoço
  • Cirurgia da obesidade
  • Cirurgia pediátrica
  • Cirurgia vascular
  • Coloproctologia
  • Esôfago, estômago e intestino delgado
  • Experimental
  • Fígado, vias biliares e pâncreas
  • Ginecologia
  • Miscelânea
  • Plástica
  • Tórax
  • Trauma

Importante: Dados do autor (endereço e e-mail) e nomes completos dos autores, bem como a instituição em que foi realizado o trabalho não poderão estar no corpo do trabalho.

b) O Título do trabalho deve conter no máximo 100 caracteres, em caixa alta e baixa, e estar relacionado aos objetivos ou resultados do estudo;

c) O resumo do trabalho não poderá exceder a 2.500 caracteres, incluindo os espaços, conforme informação constante da alínea “d” seguinte.

d) Deve conter: área, título e o resumo do trabalho. Deverá ser digitado em fonte Times New Roman, corpo 10, no formato estruturado da seguinte forma:

  • Artigo original: Introdução; Objetivos; Método; Resultados e Conclusão
  • Relato de caso: Introdução; Relato do caso; Conclusão.

O resumo deverá ser inserido e enviado no formulário formatado em arquivo PDF editável, conforme já citado no item 1, alínea c.

e) Não serão aceitos resumos de trabalhos de revisão da literatura;

f) Não devem ser incluídas referências bibliográficas no resumo;

g) Não é permitida a inclusão de figuras, gráficos ou tabelas;

h) Medicamentos devem ser citados pelo nome farmacológico do princípio ativo. Equipamentos devem ser citados pelo nome do modelo do produto e fabricante;

i) A decisão final da Comissão avaliadora é suprema e irrevogável; não será revista.

j) A Comissão Organizadora e a Comissão de Temas Livres não se responsabilizarão pelo conteúdo dos pôsteres digitais, os quais serão de inteira responsabilidade de seus autores.

k) A Comissão Organizadora realizará análise prévia dos trabalhos enviados e aprovará os que julgar aptos a participar do congresso, podendo alterar a forma de apresentação inicialmente escolhida pelo autor se assim julgar conveniente.

3. PÔSTER

PRAZO FINAL PARA RECEBIMENTO DOS PÔSTERES: 03 DE SETEMBRO (SEGUNDA-FEIRA)

a) Os autores serão informados com antecedência, por e-mail, em qual modalidade seu trabalho foi classificado e o prazo final de entrega do pôster, que deverá ser enviado ao email: secretaria-cirurgiacbc@trasso.com.br

b) Os pôsteres aprovados serão apresentados em meio digital durante o evento. Serão instaladas na área de exposição e em outras areas de circulação do Congresso algumas estações com kits de apresentação digital compostos de TV de 46”, notebook, suporte e mouse para seleção dos trabalhos, autores, etc em cada kit.

c) O pôster deverá ser montado, em meio digital, de acordo com a estrutura do resumo (já informado anteriormente), como segue:

  • Artigo original: Introdução; Objetivos; Método;
  • Resultados e Conclusão Relato de caso: Introdução; Relato do caso; Conclusão.

d) Deverá conter: nome de todos os autores e a instituição a que pertence.

e) Poderá conter: imagens, gráficos e bibliografia

f) O arquivo do pôster deverá ser enviado de acordo com as características abaixo:

  • Arquivo em JPEG ou PNG
  • Dimensões: 1080 x 1920 pixels

g) Obrigatoriamente, o título do pôster deverá ser idêntico ao título do resumo.

h) Não haverá apresentação presencial dos pôsteres.

4. APRESENTAÇÃO ORAL

a) Na submissão dos trabalhos que se enquadrarem na categoria Apresentação Oral deverá ser enviado o resumo da apresentação do tema no formulário que deverá ser baixado, seguindo as instruções do item 1, alíneas “c” e “d”, seguindo as especificações do no item 2, alínea d.

b) Cada apresentação deverá ser feita de acordo com o dia, local e horário informados previamente ao autor principal.

c) Cada tema livre selecionado para apresentação oral não poderá ultrapassar 10 (dez) minutos de exposição, a ocorrer em horário e local a serem publicados na programação do evento, obedecendo rigorosamente à ordem programada.

d) Ao Presidente da sessão e demais membros avaliadores, serão reservados 5 (cinco) minutos para debater cada tema apresentado.

e) Após a submissão do trabalho o autor principal receberá a confirmação através do e-mail de contato informado na inscrição. Esta mensagem de confirmação é a garantia de que o trabalho foi enviado corretamente. Caso não receba o e-mail com a confirmação de submissão, o autor principal deverá entrar em contato com a secretaria executiva do evento antes do prazo final de submissão.

5. VÍDEOS

a) A apresentação na modalidade vídeo livre deve obedecer às configurações a seguir:

  • Duração máxima: 7 minutos para a apresentação e 3 minutos para a discussão.

Instruções para inserir o vídeo no seu trabalho

Passo 1: Coloque o seu vídeo no YouTube. (Lembrando que você deverá escolher as Configurações de Privacidade. Selecione a opção de “não listados” (Vídeos não listados não aparecem nos resultados de pesquisa do YouTube, mas podem ser vistos por aqueles que têm o link. Portanto não divulgue o link a qualquer pessoa.)
Passo 2: Acesse o YouTube e procure pelo seu vídeo. Em seguida clique como se desejasse assistí-lo.
Passo 3: Copie a URL do vídeo localizada na barra de endereços do seu navegador.
Passo 4: No sistema de submissão de trabalhos, cole esta URL no campo disponível para submissão do vídeo.

Deverá ser enviado juntamente com o link do vídeo, o resumo do trabalho no formulário disponível acima e de acordo com as normas descritas nesta página.